segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Atividade para a "Oitava Série"
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Atividade para a 7ª série
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Atividade para a 5ª Série
Atividade para a 4ª Série
VI FICES
Projetos diversos trabalhados em sala de aula durante o ano letivo.
Não deixe de nos prestigiar!
Aguardamos a sua presença!
Equipe Gestora
Vírus de Computador: O que são e como agem
porque possuem a característica de se multiplicar facilmente, assim como ocorre com os vírus reais, ou seja, os vírus biológicos. Eles se disseminam ou agem por meio de falhas ou limitações de determinados programas, se espalhando como em uma infecção. Um exemplo disso, são os vírus que se espalham através da lista de contatos do cliente de e-mail do usuário. Veja nas próximas linhas os tipos de vírus existentes e algumas informações adicionais.
Como os vírus agem
Os primeiros vírus foram criados através de linguagens como Assembly e C. Nos dias de hoje, os vírus podem ser criados de maneira muito mais simples, podendo, inclusive, serem desenvolvidos através de scripts e de funções de macro de determinados programas.
Para contaminarem os computadores, os vírus antigamente usavam disquetes ou arquivos infectados. Hoje, os vírus podem atingir em poucos minutos milhares de computadores em todo mundo. Isso tudo graças à Internet. O método de propagação mais comum é o uso de e-mails, onde o vírus usa um texto que tenta convencer o internauta a clicar no arquivo em anexo. É nesse anexo que se encontra o vírus. Os meios de convencimento são muitos e costumam ser bastante criativos. O e-mail (e até o campo assunto da mensagem) costuma ter textos que despertam a curiosidade do internauta. Muitos exploram assuntos eróticos ou abordam questões atuais. Alguns vírus podem até usar um remetente falso, fazendo o destinatário do e-mail acreditar que trata-se de uma mensagem verdadeira. Muitos internautas costumam identificar e-mails de vírus, mas os criadores destas "pragas digitais" podem usar artifícios inéditos que não poupam nem o usuário mais experiente.
Ainda, há os vírus que exploram falhas de programação de determinados softwares. Algumas falhas são tão graves que podem permitir a contaminação automática do computador, sem que o usuário perceba. Outros vírus costumam se propagar através de compartilhamento de recursos, como aqueles que inserem arquivos em pastas de programa P2P (softwares desse tipo permitem o compartilhamento de arquivos entre internautas ou usuários de uma mesma rede de computadores).
Após ter contaminado o computador, o vírus passa então a executar suas tarefas, que podem ser dos mais diversos tipos, desde a simples execução de um programa até a destruição total do sistema operacional. A maioria dos vírus tem como primeira atividade a tentativa de propagação para outros computadores.
Mitos
É importante desmentir alguns mitos: eventos que não executam o programa que contém o vírus "colado" não irão acioná-lo. Assim, se um programa contaminado for salvo em um HD ou disquete , isso não vai acionar o ataque do vírus. Por isso, se o evento que ativa o vírus não for acionado nunca pelo usuário, o vírus ficará "adormecido" até o dia em que o programa for executado.
Outra coisa que deve ser desmentida é a crença de que os vírus podem danificar o hardware do computador. Os vírus são softwares e portanto não há como eles queimarem ou quebrarem dispositivos do computador. De certo, existem vírus que apagam o BIOS da placa-mãe, deixando-a sem capacidade para ser usada, dando a impressão de que foi quebrada. No entanto, com equipamentos usado em laboratórios ou com softwares especiais, é possível recuperar o BIOS e aí se constatará que a placa-mãe está com seus componentes de hardware como estavam antes do ataque. Os BIOS atuais estão melhor protegidos deste perigo e são mais facilmente recuperáveis em casos de problemas.
Outros tipos de pragas
Existe uma variedade de programas maliciosos, aqui, no InfoWester, chamadas de "pragas digitais", que não são exatamente vírus. A definição do que a praga é ou não é depende de suas ações e formas de contaminação. Mesmo havendo essa distinção, é comum dar o nome de vírus para generalizar todos os tipos de pragas. Os outros tipos mais comuns são vistos a seguir:
Cavalo-de-tróia
Cavalos-de-tróia (trojans) são um tipo de praga digital que, basicamente, permitem acesso remoto ao computador após a infecção. Os cavalos-de-tróia podem ter outras funcionalidades, como captura de dados do usuário e execução de instruções presentes em scripts. Entre tais instruções, podem haver ordens para apagar arquivos, destruir aplicativos, entre outros.
Quando um cavalo-de-tróia permite acesso ao computador, o que ocorre é que a praga passa a utilizar portas TCP e de alguma maneira informa a seu criador a "disponibilidade" daquele computador. Ainda, a praga pode se conectar a servidores e executar instruções que estejam disponíveis no momento do acesso.
Worm
Os worms (vermes) podem ser interpretados como um tipo de vírus mais inteligente que os demais. A principal diferença entre eles está na forma de propagação: os worms podem se propagar rapidamente para outros computadores, seja pela Internet, seja por meio de uma rede local. Geralmente, a contaminação ocorre de maneira discreta e o usuário só nota o problema quando o computador apresenta alguma anormalidade. O que faz destes vírus inteligentesé a gama de possibilidades de propagação. O worm pode capturar endereços de e-mail em arquivos do usuário, usar serviços de SMTP (sistema de envio de e-mails) próprios ou qualquer outro meio que permita a contaminação de computadores (normalmente milhares) em pouco tempo.
Spywares, keyloggers e hijackers
Apesar de não serem necessariamente vírus, estes três nomes também representam perigo. Spywares são programas que ficam "espionando" as atividades dos internautas ou capturam informações sobre eles. Para contaminar um computador, os spywares podem vir embutidos em softwares desconhecidos ou serem baixados automaticamente quando o internauta visita sites de conteúdo duvidoso.
Os keyloggers são pequenos aplicativos que podem vir embutidos em vírus, spywares ou softwares suspeitos, destinados a capturar tudo o que é digitado no teclado. O objetivo principal, nestes casos, é capturar senhas.
Hijackers são programas ou scripts que "sequestram" navegadores de Internet, principalmente o Internet Explorer. Quando isso ocorre, o hijacker altera a página inicial do browser e impede o usuário de mudá-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites (como sites de software antivírus, por exemplo).
Os spywares e os keyloggers podem ser identificados por programas anti-spywares. Porém, algumas destas pragas são tão perigosas que alguns antivírus podem ser preparados para identificá-las, como se fossem vírus. No caso de hijackers, muitas vezes é necessário usar uma ferramenta desenvolvida especialmente para combater aquela praga. Isso porque os hijackers podem se infiltrar no sistema operacional de uma forma que nem antivírus nem anti-spywares conseguem "pegar".
Antivírus
Existe uma variedade enorme de softwares antivírus no mercado. Independente de qual você usa, mantenha-o sempre atualizado. Isso porque surgem vírus novos todos os dias e seu antivírus precisa saber da existência deles para proteger seu sistema operacional. A maioria dos softwares antivírus possuem serviços de atualização automática. Abaixo há uma lista com os antivírus mais conhecidos:
Atividade para a 8ª Série
a) O que são os vírus de computador?
b) Como agem?
c) Quais são os mitos que envolvem o assunto sobre os vírus?
d) Quais são os outros tipos de pragas que podem infectar os computadores?
e) Como funcionam os anti-vírus?
Ednayran
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Parabéns!
Parabéns pelo dia do Diretor!
Parabéns pela guerreira que sois!
Parabéns pelo ser humano que representas...
...pela profissional, pela mulher, pela amiga, enfim por tudo o que nos permite enxergar ao teu respeito.
Admiração, só temos pelas coisas que nos chamam a atenção, pelas coisas que representam referências. Pois bem! Te admiro pela tua garra.
Parabéns!!!!
Ednayran Guedes de Morais Silva
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Atividade para a 8ª série
Mãos à obra!
Comecemos por esta pergunta: O que é a Chuva Ácida?
Que tal pesquisar e publicar em seu blog?
Disciplina: Informática
Professora: Ednayran
Atividade para a 7ª Série
Disciplina: Informática
Professora: Ednayran
Atividade para a 6ª série
Disciplina: Informática
Professora: Ednayran
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Parabéns pelo seu dia!
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Produção Textual
Ser criança é muito bom não temos que fazer quase nada, quando quebramos alguma coisa sempre é o irmão que leva a bronca,no dia das crianças ganhamos muitos brinquedos,mas eu não gosto de brinquedos e sim de coisas de jogar bola.
FIM
NOME:Lucas Ferreira Alves
IDADE:11 anos
SÉRIE:5ª série
Produção Textual
Dia das Crianças
Ser criança é uma coisa ótima!
Ah! Como é bom ser criança. Temos tudo.
E ser criança é a melhor coisa da nossa vida,
Ser criança é uma coisa maravilhosa do nosso
Dia- a- dia.
E temos que ser carinhosas com as pessoas,
E é muito bom sermos criança fazemos tudo.
Fim do texto
Aluna: Allane Catarine
Série: 5 série
Data: 30/09/09
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Atividade para a sétima série
1 - Qual o assunto principal do texto?
2 - Por que a comunicação é tão importante?
3 - Você concorda que, através da comunicação nos tornamos mais humanos? Justifique.
4 - Qual lição de vida o texto nos expressa?
5 - O que você diria as pessoas que não falam com o coração?
Obs: Não importa, quantas vezes você foi criticado, o que importa são às vezes em que você escutou as críticas e respondeu com ações!
Beijos!
Ednayran
Havia um cego que pedia esmola numa rua qualquer da cidade. Todos os dias, um escritor passava por ele, sempre de manhã e à noite. Em todas as ocasiões, deixava alguns trocados no chapéu. O cego segurava um cartaz com a seguinte frase: "Cego de nascimento. Uma esmola, por favor." Certa manhã, o escritor teve uma idéia: virou o letreiro do cego ao contrário e escreveu outra frase. Ao passar de volta, perguntou ao cego como tinha sido o seu dia. O cego, muito contente, respondeu: "Até parece mentira, mas hoje foi extraordinário! Todos que passavam por mim deixavam alguma coisa. Afinal, o que é que você escreveu no letreiro?" O escritor tinha escrito uma frase breve, mas que mexia com todos os que passavam...A frase era: "Em breve chegará a primavera e eu não poderei vê-la."A maioria das vezes não importa o que você diz, mas como você o faz. Por isso, tome cuidado ao falar com as pessoas! Fale com o coração!
Atividade para a quinta - série
1 - Que lições de vida o texto nos transmite?
2 - Por que você chegou a esta conclusão?
3 - Devemos acreditar em tudo? Por quê?
4 - Acreditar e agir é importante quando se quer algo? Justifique.
5 - O que você diria, aquelas pessoas que não crêem e não agem?
Obs: Acredite em você, na sua capacidade!
Beijos!
Ednayran
Um viajante ia caminhando em solo distante, as margens de um grande lago de águas cristalinas. Seu destino era a outra margem.Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz de um homem coberto de idade, um barqueiro, quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo.O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho. Logo seus olhos perceberam o que pareciam ser letras em cada remo.Ao colocar os pés empoeirados dentro do barco, o viajante pôde observar que se tratava de duas palavras, num deles estava entalhada a palavra ACREDITAR e no outro AGIR.Não podendo conter a curiosidade, o viajante perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos. O barqueiro respondeu pegando o remo chamado ACREDITAR e remando com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo AGIR e remou com todo vigor. Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante. Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago chegando ao seu destino, à outra margem.Então o barqueiro disse ao viajante:- Esse porto se chama autoconfiança. Simultaneamente, é preciso ACREDITAR e também AGIR para que possamos alcançá-lo!
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Atividade para a 7ª Série
Aproveitem a data cívica de 7 de Setembro e desenhem a Bandeira do Brasil.
Sejam criativos nas produções!
Beijos!
Ednayran
Professora de Informática
7 de Setembro - Independência do Brasil
A moderna historiografia em História do Brasil remete o início do processo de independência à Transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.
Fonte: www.wikpedia.com.br
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Atividade para a 4ª Série
Atividade para a 2ª Série
Beijos!
Ednayran
Disciplina: Informática
domingo, 16 de agosto de 2009
Aviso
Estão abertas as inscrições para o Curso: Direitos humanos e Mediação de Conflitos, totalmente on line e gratuito, pela página: cursos.educacaoadistancia.org.br
Não percam esta oportunidade!
Certificado reconhecido pelo MEC
Cursos On Line
Ednayran Guedes de Morais Silva
Fotos dos Projetos Realizados na Semana do Meio Ambiente
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Atividade para Avaliação de Aprendizagem
1 - Observe a imagem abaixo e responda o que se pede:

a) A imagem representa um software.
b) A imagem represenata uma área de trabalho.
c) Nenhuma das alternativas está correta.
2 - Utilizamos o programa abaixo, para...

a) Digitar e editar textos com formatação.
b) Criar planilhas.
c) Editar e criar desenhos e imagens.
3 - O Microsoft Word é um software desenvolvido para formatar planilhas.

a) A afirmativa acima é verdadeira.
b) A afirmativa é falsa.
c) Nenhuma das alternativas.
4 - Após fazer a leitura de imagens, e responder aos questionamentos, justifique cada uma das respostas.
Boa Sorte!
Disciplina: Informática
Professora: Ednayran
quarta-feira, 29 de julho de 2009
A Águia e a Gralha

Uma Águia, saindo do seu ninho no alto de um penhasco, capturou uma ovelha e a levou presa às suas fortes garras.
Uma Gralha, que testemunhara a tudo, tomada de inveja, decidiu que poderia fazer a mesma coisa.
Ela então voou para alto e tomou impulso, e com grande velocidade, atirou-se sobre uma ovelha, com a intenção de também carregá-la presa às suas garras.
Ocorre que estas acabaram por ficar embaraçadas no espesso manto de lã da Ovelha, e isso a impediu inclusive de soltar-se, embora o tentasse com todas as suas forças.
O Pastor das ovelhas, vendo o que estava acontecendo, capturou-a. Feito isso, cortou suas penas, de modo que não pudesse mais voar. À noite a levou para casa, e entregou como brinquedo para seus filhos.
“Que pássaro engraçado é esse?”, perguntou um deles.
“Ele é uma Gralha meus filhos. Mas se você lhe perguntar, ele dirá que é uma Águia.”
Autor: Esopo
Moral da História: Não devemos permitir que a ambição nos conduza para além dos nossos limites.





























